terça-feira, 28 de junho de 2011

Grito, o argumento de quem não tem argumento


             Muitas vezes, em momentos de tensão, é comum perdermos a calma e gritarmos uns com os outros. Em campanha eleitoral, especialmente quando a evolução das pesquisas não acompanha o ritmo desejado, essa é cena corriqueira.
            Quem grita, sabe-se lá porque motivo, acredita que precise falar mais alto para ser escutado ou entendido pela outra pessoa. Certa vez ouvi que "o grito é o argumento de quem não tem argumento". Se você parar para pensar, verá que a frase faz sentido. Afinal, por quê alguém gritaria se tem razão ou elementos para debater?
           O pior nesta história toda é o cacuete que vai se formando - as pessoas vão se acostumando a gritar umas com as outras. No fim de tudo, estão tão distantes que é difícil o reencontro e a reconcliliação. As sequelas da discussão sempre se mostram presentes, mais cedo ou mais tarde. E, em algum momento, vão voltar ao centro dos debates, seja na empresa, no gabinete ou na vida familiar.
           Abaixo, um pensamento de Mahatma Gandhi sobre o tema. Bom dia a todos.

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Um comentário: